segunda-feira, 26 de setembro de 2016

A FÉ VERDADEIRA É TRANSFORMADORA E SERVIÇAL!

27º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C


Hab 1,2-3;2,2-4 – Sl 94 – 2Tm 1,6-8.13-14 – Lc17,5-10

A vida cristã se desenvolve da fé. Por isso, o profeta Habacuc afirma que “o justo viverá por sua fé”. A fé acompanhou os patriarcas, alimentou os profetas e sustentou os que creram em Jesus, Essa fé depende também de nosso desejo de crescer. Por isso Paulo insiste que devemos soprar as brasas e reavivar o fogo do dom que nos foi dado.
Como uma sementinha
Os discípulos, na convivência com Jesus, Pediam que lhes ensinasse as realidades do Reino. Ora querem aprender rezar. Jesus ensina o Pai Nosso. Pedem para aumentar sua fé. Jesus diz que sua fé, mesmo sendo muito pequena, teria a força para arrancar uma planta e plantá-la no mar. Duas maravilhas: a força de transplantar e fazê-la crescer onde não e lugar apropriado: no mar. Fé tem uma força sem limites porque está unida ao próprio Deus que a doa a sua gratuitamente. Se é dom gratuito, quando servimos Deus não fazemos nada especial. Estamos agradecendo e fazendo o que devíamos fazer. Deus não tem obrigações para conosco. Por isso, nem nossas atividade fazemos coisa maravilhosas pela força da fé. Abraão partiu para uma terra que ele não sabia onde era... Moisés conduziu o povo no deserto, como se visse o invisível (Hb 11,27) – como lemos na carta aos Hebreus. Jesus dá o testemunho dessa fé quando se encarnação usando as prerrogativas de sua divindade. Nascer em nossa humanidade é pela força da fé é a participação e Deus. Por isso, o justo vive de fé.
A fé e serviçal
A fé é responder e aderir com amor a Deus que chama a si para os irmãos. É dom gratuito dado a todos. Torna-se necessário corresponder a ele com totalidade, Os santos não ficaram santos por dons especiais, mas porque acolheram com totalidade a fé e se puseram a serviço dos irmãos. Jesus faz uma comparação difícil ao primeiro momento: fazer tudo e dizer: somos servos inúteis; fizemos o que devia ser feito (Lc 17,10). Significa que nada que fizemos por ela. Só podemos agradecer. Servir já é agradecer. A fé não é crer num punhado de grandes verdades, mas acolher um dom ao qual respondemos com serviço a Deus feito pelos irmãos. Deus não deve nada a ninguém. Nossa fé reascende na medida em que damos o testemunho e guardamos o precioso depósito da fé com ajuda do Espírito Santo que habita em nós (2Tm 1, 14). Quanto menos cobrarmos de Deus, mais seremos enriquecidos.
A vida é um dom
A vida e plena em todos os momentos. A fé nos leva a aceitar a presença de Deus em cada ser humano desde o primeiro instante de sua concepção. Respeitar a vida do nascituro é crer na esperança colocada em cada pessoa.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo
Ave Maria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário